1º Convívio do Concelho de Aguiar da Beira em terras gaulesas realizou-se em Paris com o objetivo de “acentuar a proximidade aos emigrantes” e “promover o território” deste município do distrito da Guarda

Depois do encontro realizado há três semanas na Suíça, que reuniu cerca de 400 pessoas, foi a vez de França receber o 1º Convívio do Concelho de Aguiar da Beira. “Esta foi uma iniciativa histórica, foi pela primeira vez que se realizou neste país, com uma vasta história de emigração do nosso concelho desde a década de 70, um encontro de emigrantes aguiarenses, em que estiveram representadas todas as 10 freguesias do concelho, juntando mais de 250 pessoas na Associação de Trabalhadores Portugueses de Pierrefitte-sur-Seine, em Paris”, no passado dia 21, declarou Altino Pinto, coordenador do CLDS 3G Aguiar no Coração.

Este evento, promovido pelo CLDS 3G Aguiar no Coração, teve o “acentuar a proximidade aos nossos emigrantes, de evidenciar a sua importância para o desenvolvimento do concelho, de reforçar a identidade aguiarense e de promover o nosso território e os nossos produtos, serviços e recursos além fronteiras”.

Teve também a intenção de “promover o contacto entre empresários do Concelho de Aguiar da Beira e empresários oriundos desta região radicados em França, com o objetivo de estreitar laços e estabelecer parcerias comerciais com a comunidade emigrante, podendo no futuro originar algumas oportunidades de negócio e de intercâmbio”.

Nesse sentido, “o evento apresentou um espaço de promoção e exposição de empresas, serviços e produtos do concelho e uma ação de sensibilização “Embaixadores de Aguiar da Beira”, com a distribuição de um cartão de embaixador, incentivando cada aguiarense a promover e a continuar a contribuir para o desenvolvimento do seu território”, refere a organização.

O convívio iniciou com uma receção aos participantes (10H); promoção e espaço de exposição de serviços e produtos do Concelho (11H); Almoço (13H); sensibilização “Embaixadores de Aguiar da Beira”; música ao vivo (16H); terminando com um lanche de produtos oriundos de Aguiar da Beira.

Para o sucesso desta iniciativa contribuiu o apoio indispensável do Município – que se fez representar pelos presidentes da Câmara e Assembleia Municipal, Joaquim Bonifácio e Virgílio Cunha, respetivamente –, das freguesias e dos empresários do concelho, da Associação Portuguesa de Pierrefitte, e, especialmente, de todas e todos os aguiarenses e seus amigos que marcaram presença nesta festa.

O Município de Aguiar da Beira Aguiar da Beira está inserido no distrito da Guarda e na Região Viseu Dão Lafões, bem no coração de Portugal, composto por lugares cheios de monumentalidade, vivências e tradições. Tem uma área de cerca de 206,77 km², é constituído por 10 freguesias, com uma população na ordem dos 5 mil habitantes. Estima-se que a sua comunidade emigrante atinja números idênticos ao da população residente, sendo que Suíça e França são os países com maior representação, sensivelmente mil e duas mil pessoas com raízes aguiarenses, respetivamente.

Fotos | Facebook Aguiar no Coração

https://www.facebook.com/pg/aguiarnocoracao/photos/?tab=album&album_id=2216378408598341