Rede Positiva para o Desenvolvimento Social de Aguiar da Beira

Contrato Local de Desenvolvimento Social 3G

É um Contrato Local de Desenvolvimento Social 3G (CLDS 3G), que pretende constituir-se como elemento catalisador da promoção do desenvolvimento do concelho de Aguiar da Beira, nas áreas do emprego, empregabilidade e empreendedorismo ativo, da inclusão social, inclusão ativa e da igualdade, bem como na dinamização da economia local e das instituições, fomentando a sustentabilidade, eficiência e valorização dos recursos naturais e endógenos existentes no território.

O CLDS 3G AGUIAR NO CORAÇÃO apresenta-se como um projeto inovador para uma atuação integrada no território concelho, suportada por metodologias de intervenção colaborativa e inclusiva, induzindo à participação de todos no projeto de todos.

O Plano de Ação AGUIAR NO CORAÇÃO foi elaborado pelo núcleo executivo do CLAS – Conselho Local de Ação Social, pela ECLP – Entidade Coordenadora Local de Parceria e pelo Coordenador Técnico -, com base nos instrumentos de planeamento concelhios, nomeadamente o Diagnóstico Social e o Plano de Desenvolvimento Social.

O CLDS 3G AGUIAR NO CORAÇÃO é financiado pelo POISE – Programa Operacional da Inclusão Social e Emprego e o Governo de Portugal, por via do Ministério da Solidariedade, Emprego e Segurança Social.

Equipa Aguiar no Coração

Altino Pinto
Altino Pinto
Função
Coordenador
    Andreia Baltazar
    Andreia Baltazar
    Função
    Técnica Responsável
    Eixo II
    Intervenção familiar e parental, preventiva da pobreza infantil
      Daniela Pires
      Daniela Pires
      Função
      Administrativa
        Hélder Fernandes
        Hélder Fernandes
        Função
        Técnico Responsável
        Eixo I
        Emprego, Formação e Qualificação
        Eixo III
        Capacitação da comunidade e das instituições

          Entidade Coordenadora Local de Parceria

          O CLDS 3G AGUIAR NO CORAÇÃO  tem como Entidade Coordenadora Local de Parceria (ECLP) e Executora o Centro Social Paroquial de Dornelas, à qual compete, entre outras, a coordenação administrativa e financeira do projeto e a dinamização e coordenação da execução do Plano de Ação.

          O Centro Social Paroquial Dornelas é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, com sede na freguesia de Dornelas, aldeia do concelho de Aguiar da Beira, distrito da Guarda. A freguesia de Dornelas integra as anexas Colherinhas e Porto de Aguiar, com uma área de 23,8 Km2, tem uma população de 769 habitantes (sensos 2001) e é 3.ª freguesia do concelho maior em área e em população. Localizada na região sudoeste do concelho, a cerca de 13 Km da sede concelhia está limitada pelas freguesias de Cortiçada a norte, Penaverde a leste e Forninhos a Sul e pelos concelhos de Penalva do Castelo a sudoeste e Sátão a noroeste.

          Fundada, em 1986, pelo Sr. Padre Dr. António Andrade Lopes, licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, pároco de Aguiar da Beira, e natural da freguesia de Dornelas, com a finalidade de responder aos problemas sociais locais, iniciou a sua atividade com Centro de Dia, alargando a sua área de intervenção logo em 1988, com a Estrutura Residencial para Idosos (ERPI), em 1994 o Centro de Atividades de Tempos Livres (CATL), em 2000 o Centro de Atividades Ocupacionais (CAO) e, logo no ano seguinte, a Comunidade de Inserção (CI).

          Nasceu na “Casa Paroquial”, sendo que em 1988 abriu o primeiro de um complexo de 4 edifícios, onde estão concentradas as referidas valências, que constitui o polo sede da instituição, atualmente designado Comunidade Inclusiva de Santo António (CISA).

          Recentemente a instituição abriu um segundo polo, designado Comunidade Incusiva da Lage Grande (CILG) com uma nova resposta social na área da deficiencia, o Lar Residencial e um estabelecimento privado para prestação de serviços à pessoa idoso (ERPI)

          Dispõe de 5 respostas sociais com Acordo de Cooperação com Instituto da Segurança Social , I.P., a Estrutura Residencial para Idosos  (94 clientes), o Centro de Dia (25 clientes), o Centro de Atividades Ocupacionais (23 clientes), a Comunidade de Inserção (10) e o Lar Residencial ( 19 clientes), prestando serviço no âmbito da rede solidária a 171 clientes e em regime privado a 56 clientes em ERPI, num total de 227.

          Visa ser instituição de referência, com uma postura proactiva, concentra a sua prioridade de intervenção nas problemáticas carentes de resposta no território, estimulando e promovendo o efetivo trabalho em rede, numa perspetiva de rentabilização das sinergias locais, sempre com respeito pela intervenção das demais instituições e lançado mão de oportunidades de financiamento para as suas atividades.

          Em Julho de 2015 foi designada pelo plenário do Conselho Local de Ação Social como Entidade Coordenadora da Parceria para implementação no território de Aguiar da Beira do CLDS 3G, com um período de execução de três anos, que decorre de novembro de 2015 a novembro de 2018.

          Recentemente contou com a aprovação dos três projetos que candidatou ao Instituto Nacional de Reabilitação, “ A Descoberta de Portugal”, “Teatro e Dança Inclusiva” e “Primeiro Encontro de Desposto Adaptado”, com financiamento de atividades cujo objetivo é promoção da qualidade de vida e integração das pessoas com deficiência ou incapacidade bem como a sensibilização da comunidade local para a importância do reconhecimento das capacidades e a necessidade da efetiva integração daquele grupo.

          Com quadro de pessoal constituido por 76 colaboradores, dispõe de uma equipa técnica multidisciplinar com qualificação superior nas áreas de direito, serviço social, psicologia, reabilitação, enfermagem e animação sociocultural. Aposta na melhoria continua de um serviço que responda às necessidades e expectativas dos clientes de forma integrada e responsável, num ambiente de respeito pela individualidade e salvagurada efetiva dos seus direitos.

          Nesse sentido definiu um percurso de qualificação dos serviços e obteve pela primeira vez em 2013 a respetiva certificação da Qualidade dos Serviços Socias pelo referencial Europeu EQUASS (European Quality Assurence for Social Serviçes).

          Parceiros