DIA DA ATIVIDADE FÍSICA

Celebra-se hoje, dia 6 de Abril, o Dia Mundial da Atividade Física, com o propósito de promover a atividade física bem como realçar os benefícios da sua realização regular. Esta é uma iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) que visa promover a luta contra o sedentarismo, apontado como um dos principais fatores de risco de morte, em todo o mundo.
Recomendações da OMS para a atividade física e comportamento sedentário:
 Crianças e adolescentes (5-17 anos)
– Pelo menos 60 minutos de atividade física, três dias por semana, sendo que nesta faixa etária o exercício melhora a aptidão cardiorrespiratória e muscular, a saúde cardiometabólica, óssea e mental, a cognição e a redução da gordura corporal.
 Adultos (18-64 anos)
– Pelo menos 150 a 300 minutos de atividade moderadas ou de 75 a 150 minutos de atividades vigorosa ou, ainda, uma combinação das duas, ao longo da semana. Entre os 18 e os 64 anos, a atividade física reduz a mortalidade por todas as causas e por doenças cardiovasculares, a incidência de hipertensão, de alguns tipos de cancros, e da diabetes tipo 2, melhora a saúde mental, o funcionamento cognitivo e o sono.
 Idosos (65 anos ou mais)
– Pelo menos 150 a 300 minutos de atividade física aeróbia de intensidade moderada ou 75 a 150 minutos de atividade física aeróbia de intensidade vigorosa ou, ainda, uma combinação equivalente de atividade física de intensidade moderada e vigorosa, ao longo da semana.
Em idosos, a atividade física reduz a mortalidade por todas as causas, e por doenças cardiovasculares, reduz a incidência de hipertensão, de alguns tipos de cancros, e da diabetes tipo 2, melhora a saúde mental, saúde cognitiva e o sono. Ajuda ainda, a prevenir quedas e lesões relacionadas, e o declínio da saúde óssea e da capacidade funcional.

Partilhar Notícia Nas Redes Sociais