APRESENTAÇÃO

O CLDS 4G AGUIAR NO CORAÇÃO visa uma intervenção inovadora, inclusiva e participativa no Concelho de Aguiar da Beira, nos domínios da capacitação e qualificação familiar, da valorização do papel e dos direitos da criança e ainda do envelhecimento ativo e do combate ao isolamento e à solidão da população sénior, fomentando transversalmente o intercâmbio e a partilha intergeracional de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores sociais e a igualdade e não discriminação.
O projeto encontra-se em atividade no Concelho de Aguiar da Beira desde o dia 2 de março de 2020 no âmbito do Programa de Contratos Locais de Desenvolvimento Social de Quarta Geração (CLDS 4G), criado e regulado pela Portaria nº 229/2018, de 14 de agosto, e tem previsto o seu término a 1 de março de 2023.
Com sede na Comunidade Inclusiva da Lage Grande – Centro Social Paroquial de Dornelas (CSPD), na Av. Nossa Sra. do Campo, em Dornelas, o projeto tem como Entidade Coordenadora Local de Parceria e executora, igualmente, o CSPD e como entidades financiadoras o POISE – Programa Operacional da Inclusão Social e Emprego e o Governo de Portugal, por via do Ministério da Solidariedade, Emprego e Segurança Social.
O Plano de Ação do CLDS 4G de Aguiar da Beira, designado por “Aguiar no Coração 2.0”, foi elaborado pela ECLP – Entidade Coordenadora Local de Parceria – CSPD, com base nos instrumentos de planeamento do Conselho Local de Ação Social (CLAS), nomeadamente no Diagnóstico Social e no Plano de Desenvolvimento Social do Concelho de Aguiar da Beira.

A NOSSA EQUIPA

ALTINO PINTO
ALTINO PINTOCoordenador
altino.pinto@aguiarnocoracao.pt
ANDREIA BALTAZAR
ANDREIA BALTAZARTécnica Eixo 2
andreia.baltazar@aguiarnocoracao.pt
HELDER FERNANDES
HELDER FERNANDESTécnico Eixo 3
helder.fernandes@aguiarnocoracao.pt

CENTRO SOCIAL PAROQUIAL DE DORNELAS

O CLDS 4G AGUIAR NO CORAÇÃO tem como Entidade Coordenadora Local de Parceria (ECLP) e Executora o Centro Social Paroquial de Dornelas, à qual compete entre a coordenação administrativa e financeira do projeto e a dinamização e coordenação da execução do Plano de Ação.
O Centro Social Paroquial de Dornelas é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, com sede na freguesia de Dornelas, concelho de Aguiar da Beira, distrito da Guarda. Iniciou a sua atividade em 1985 com Centro de Dia, no entanto, com o objetivo de dar resposta às necessidades sociais locais mais prementes acabou por criar, logo em 1988, o Lar de Idosos (LI), em 1994 o Centro de Atividades de Tempos Livres (CATL), em 2000 o Centro de Atividades Ocupacionais (CAO) e, logo no ano seguinte, o Centro de Acolhimento Temporário (CAT).
Atualmente a instituição dispõe de 5 respostas sociais: Lar Idosos, Centro de Dia, Centro de Acolhimento Temporário e Estabelecimento de Ensino Pré-escolar a assegurar o prolongamento de horário, desde o ano letivo de 2007/2008. Presta serviço a 163 utentes distribuídos pelas diferentes respostas sociais. Brevemente disponibilizará uma nova resposta social na área da Deficiência, Lar Residencial com capacidade para 20 clientes e um novo polo de ERPI (Estrutura Residencial para a Pessoa Idosa) para 56 idosos com elevado grau de dependência.

 

Centro Social Paroquial Dornelas